AS OFICINAS
Confira o que cada oficina trabalhará no 9º Seminário da Juventude
Apresentar a proposta da pastoral da juventude, metodologia, história e missão com vista a construção da civilização do amor.
Vivenciar e compreender a mística e a espiritualidade libertadora, que envolve a PJ em suas bases percebendo que suas experiências, perpassam o cotidiano e a forma como os jovens vivem que necessariamente esta ligado a vida comunitária .
Colaborar na construção da identidade de jovens, para o aprofundamento das temáticas da sexualidade afetividade diversidade corporeidade e gênero contribuindo assim para defesa da dignidade da pessoa humana e para construção de relações mais respeitosas, amorosas, igualitárias, dialógicas e horizontais.
Estimular o debate sobre temas que afetam a vida da juventude utilizando da arte como instrumento de reflexão, a respeito do que contribui para aumento da violência e extermínio das(os) jovens, bem como iniciativas em defesa da vida plena da juventude.
Ementa: Refletir as diferentes formas de se comunicar tendo em vista a diversidade de ferramentas e fontes de informação a que os/ as jovens estão submetidos utilizando-as para uma cultura de comunicação criativa e democrática na busca do bem viver.
Proporcionar aos jovens um primeiro momento de construção do seu projeto pessoal de vida para que a exemplo do projeto de Jesus sejam mais humanos fraternos, livres e felizes para mais ama-lo e servir.
Eclesiologia : O que é Igreja; analise da caminhada atual da igreja no Brasil e na arquidiocese; estudo do documento 85 da CNBB sobre a Evangelização da Juventude, do documento “Civilização do Amor, projeto e missão” do CELAM e Projeto Arquidiocesano de evangelização das Juventudes.